sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Entenda como funciona a realidade aumentada

Cartão esportivo com realidade aumentada criado pela Total Immersion (Foto: Divulgação)Cartão esportivo com realidade aumentada criado
pela Total Immersion (Foto: Divulgação)
A realidade aumentada é um conceito inovador, que combina a captura de imagens com a projeção de figuras em 3D. O efeito dessa combinação de elementos gráficos é uma maior interatividade entre o usuário e o computador.
Sem dúvida, a experiência com a realidade aumentada – ou simplesmente “RA” – vai além de campanhas publicitárias e games mais interativos. Ela também pode ser empregada em material educacional e em procedimentos cirúrgicos a distância. Não há limites para a criação de animações em “RA”, pois elas podem ser geradas por qualquer linguagem de programação.
A sua biblioteca tem o seu código aberto. Nesse caso, programadores interessados em explorar os recursos dessa tecnologia podem aplicar o seu conhecimento usando as biblioteca de “RA”.
Como funciona
É preciso contar com uma webcam, e não precisa ser uma de última geração. Por meio da câmera, será transmitida a imagem que será combinada com a animação. A partir disso, ela é interpretada por um aplicativo e a imagem capturada será projetada com uma imagem em 3D previamente incluída no aplicativo responsável renderização das imagens.
Como a câmera está capturando as imagens em tempo real, ao misturá-las com animações, essa fusão causa um efeito de realidade aumentada. Em muitos casos, são usados QR codes para fornecer o link de acesso à página em que já está preparado o sistema de “RA” que irá interagir com o usuário. Já existem implementações de realidade aumenta para dispositivos móveis, assim como vários apps utilitários ou para a diversão. Usuários do Android e iPhone ou iPad podem experimentar um GPS baseado em “RA”, o Route 66. Nesse app, o serviço de localização é disponibilizado através de mapas em 3D.
No site livingsasquatch.com é possível definir o comportamento da animação e gravar em vídeo a animação em realidade aumentada  (Foto: Divulgação)No site livingsasquatch.com é possível definir o
comportamento da animação e gravar um vídeo
em realidade aumentada (Foto: Divulgação)
Realidade aumentada nos computadores em geral
Independentemente do sistema operacional instalado no computador, basta ter uma webcam  para poder experimentar serviços on-line que disponibilizam animações em realidade aumentada. Confira as animações no site www.realidadeaumentada.com.br.
Caso você queira criar a sua própria animação, é possível usar o serviço gratuito desenvolvido por brasileiros no site ezflar.com. O procedimento é simples: basta enviar o arquivo de imagem, animação em flash ou áudio. Então, no próprio site é gerado o código de redirecionamento para a aplicação que irá renderizar a animação. Em seguida, basta imprimir o código gerado e posicioná-lo em frente à webcam. É claro que, para efeitos mais sofisticados, é preciso submeter um arquivo com um conteúdo mais aprimorado. Há um site muito divertido que permite a gravação do vídeo durante a exibição da animação em que o Pé-grande interage com o internauta. É possível selecionar alguns movimentos e incluir diálogos à animação. Por se tratar de uma aplicação em que o usuário escolhe os movimentos executados pela “criatura”, o resultado pode ficar ainda mais divertido, só irá depender da criatividade na hora da criação.
Para os leitores que se interessarem em desenvolver suas próprias aplicações usando animações de Realidade Aumentada, há ferramenta de desenvolvimento disponível para download gratuito no site do laboratório de HITIL da Universidade de Washington o ARToolKit. Para a plataforma Android, tem o framework gratuito chamado de Look. No site do desenvolvedor, existe ampla documentação sobre a linguagem de programação empregada na criação de apps usando a ferramenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário