A polícia da Turquia deteve 32 membros do grupo ciberativista Anonymous sob suspeita de planejar ataques contra uma série de sites, reportou a agência de notícias estatal turca Anatolian.
A detenção veio em resposta a uma queixa da autoridade das telecomunicações da Turquia, cujo site foi derrubado na quinta-feira (9) como parte de um protesto do Anonymous contra o que o grupo chama de censura do governo sobre a internet.
O partido que atualmente governa a Turquia, o AK Party, venceu uma votação parlamentar no domingo e pretende inaugurar um novo sistema de filtragem de conteúdo na internet em agosto. Com ele, usuários terão que escolher um dos quatro filtros ao acessar a web --doméstico, familiar, para crianças ou normal.
O Anonymous, um grupo ativista libertário que atacou muitos sites, incluindo o da Amazon e o da Mastercard em nome da liberdade na internet, afirmou que o sistema permitirá que se monitore a atividade das pessoas na rede.
Oito dos 32 suspeitos de ciberativismo detidos no domingo são menores de idade, afirmou a Anatolian.
A operação policial na Turquia ocorre após a detenção de três pessoas na Espanha na sexta-feira (10) sob suspeita de organizar ciberataques contra os sites da Sony, de bancos e governos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário