O Gartner informou que espera vendas de 70 milhões de tablets este ano e de 108 milhões em 2012 ante 17,6 milhões em 2010.
Hannibal Hanschke -25.mar.11/Efe |
Consumidores experimentam novo iPad 2 em Berlim; empresa de pesquisa diz que o aparelho da Apple permanece líder |
A participação de mercado da Apple vai gradualmente declinar para 47% em 2015 ante 69% neste ano, enquanto a fatia do Google vai crescer de 20 para 39 por cento no período.
O sistema operacional Android, do Google, surpreendeu no mercado de celulares inteligentes e deve se tornar a principal plataforma do segmento este ano. A empresa também surge como a única solução viável para fabricantes de tablets que não possuem seus próprios sistemas operacionais.
A plataforma QNX, da Research in Motion, usada no futuro tablet PlayBook, ficará na terceira posição no mercado este ano, com uma fatia de 5,6%. A Gartner considera que essa parcela deverá crescer para 10 por cento em 2015.
"Vai levar tempo e esforço significativo para a RIM atrair desenvolvedores e para a empresa entregar um atraente ecossistema de aplicativos e serviços ao redor do QNX de maneira a posicioná-lo como uma alternativa viável à Apple e ao Android", disse a analista Carolina Milanesi, do Gartner.
"Empresas serão as principais entidades interessadas nos tablets da RIM porque já possuem infraestrutura da RIM instalada ou exigem parâmetros rigorosos de segurança", afirma a analista em comunicado.
A Apple estimou que vendeu cerca de 1 milhão de iPad 2 no primeiro fim de semana de lançamento nos Estados Unidos no início do mês passado.
Em comparação, a rival mais próxima da empresa em hardware, a Samsung Electronics pode ter vendido número similar de tablets Galaxy nos últimos três meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário