quarta-feira, 11 de maio de 2011

Evolução: iPad 2 é tão potente quanto supercomputadores da década de 1980

iPad 2
O pesquidador da Universidade do Tennessee, Jack Dongarra, que trabalha monitorando um dos mais poderosos supercomputadores do mundo, descobriu que o iPad 2 é tão rápido quanto um supercomputador da década de 1980.

Segundo o site TG Daily, há 26 anos, quando lançaram o supercomputador Cray 2, ele possuía oito processadores e era, oficialmente, o computador mais rápido do mundo. A média de sua performance chegava a 1,9 Gigaflops (Floating Point Operations Per Second) e o sistema era bastante complexo. Todo o maquinário era mantido dentro de uma redoma de vidro, em temperatura controlada com Fluorinert, uma substância que também chegou a ser usada no lugar do sangue durante alguns experimentos cirúrgicos.

Apesar de testar apenas 1 dos núcleos, Jack chegou à conclusão de que o iPad 2, ao ser usado com os dois núcleos, poderia atingir uma performance de até 1,6 Gigaflops. Com todo esse poder, se o iPad 2 já existisse em 1985, ele faria parte da lista dos supercomputadores mais potentes do mundo, posição que não perderia até 1994.

Depois da descoberta, Dr. Dongarra já pensa até mesmo em criar um supercomputador feito inteiramente de iPads. "É um pouco complicado colocar vários iPads funcionando em cluster. Eles teriam que passar pelo processo de jailbreak, e utilizar o wireless para comunicação entre equipamentos", afirmou. Apesar dos problemas ao longo do processo, Dr. Dongarra já tem até um nome para o projeto: NOP (network of Pads).

Nenhum comentário:

Postar um comentário