segunda-feira, 25 de julho de 2011

Tira-dúvidas: o que esperar do curso de Sistemas de Informação

Dúvida sobre carreira

Olá, Ronaldo! Estou me preparando para o vestibular e quase decidido por cursar Sistemas de Informação na faculdade. Contando com a sua experiência, quero saber o que posso esperar desse curso, quais funções exercer e quais os tipos de empresas.
Grato por sua informação.
Thales
Olá, Thales! O curso de Sistemas de Informação é uma das graduações que prepara o estudante para o mercado de trabalho na TI. O conteúdo programático pode variar de uma universidade para outra, mas em geral o curso habilita o bacharel a atuar nos principais ramos da informática, análise e desenvolvimento de sistemas, administração de redes, servidores, banco de dados, gestão de projetos, arquitetura de sistemas, programação para dispositivos móveis, programação de sistemas de gestão empresarial, análise de testes, testador, suporte técnico etc. As possibilidades de atuação no mercado são inúmeras. Algumas instituições oferecem disciplinas em que são estudadas tecnologias específicas. Entretanto, o ideal é que você comece a planejar a sua carreira. Procure descobrir o que mais lhe atrai na informática. Afinal, você poderá ser um desenvolvedor de aplicativos para dispositivos móveis ou um gerente de projetos. Independente do ramo que você escolher, tenha em mente que o mercado de tecnologia é extremamente dinâmico, portanto você deve estar preparado para as mudanças e sempre disposto a aprender novas tecnologias. Sobre as empresas, isso irá depender de qual segmento você quer atuar e quais serão as tecnologias que você irá dominar.

CCleaner remove entradas inválidas no registro do Windows. (Foto: Reprodução)CCleaner remove entradas inválidas no registro do
Windows.
Dica para melhorar o desempenho do PC
Com o passar do tempo, parece que todos os PCs começam a ficar lentos. Alguns sugerem que se formate o HD e outros que se utilize de algum software. O que devemos fazer nesse caso ? Djavu
Olá, Djavu! A perda de desempenho num PC com sistema operacional Windows pode estar relacionada ao acúmulo desnecessário de arquivos temporários, a programas que são carregados durante o processo de inicialização do sistema, entradas inconsistentes do registro (principalmente de programas que foram desinstalados, mas que ainda possuem referência no registro), à ausência de atualizações regulares e a desorganização dos arquivos armazenados no HD. Versões de antivírus projetadas para equipamentos com maior capacidade de processamento também pode influenciar no desempenho do seu PC.
Geralmente, o melhor a fazer quando o PC está lento é formatá-lo. Trata-se de uma medida extrema, que pode parecer prática por resolver o problema, porém irá ocultar as causas. Provavelmente em bem pouco tempo você terá que formatar novamente o PC. Já sugestão de diagnosticar quais são os “gargalos”, usando algum aplicativo, é a solução mais técnica, pois procura resolver o problema a partir de um diagnóstico e entendimento do que está ocorrendo. Nesse caso, a formatação ficaria sendo a última alternativa e talvez nem seja necessário fazê-la.
Mas você pode adotar alguns procedimentos na sua rotina, que servem como pequenas manutenções preventivas. Em muitos casos, elas fazem com que o sistema tenha um bom desempenho por muito mais tempo.
- Faça uma limpeza no registro: após a instalação e remoção de programas, alguns deixam “rastros” no registro do sistema. Essas informações inconsistentes podem ocasionar perda de desempenho. Para removê-las, use o RegClean, que é um pequeno programa que auxilia na remoção de entradas inválidas no registro.
- Remova os arquivos temporários: o sistema tende a armazenar temporariamente alguns arquivos após a navegação na internet e instalação de programas. Esses arquivos, após serem usados, devem ser descartados. Para facilitar essa tarefa, você pode usar o CCleaner .
- Desfragmente o disco: com o passar do tempo, arquivos adicionados, manipulados ou removidos do disco tendem a se depositar de forma desordenada nas estruturas do sistema de arquivos. Embora não seja visível, o resultado é a perda de desempenho. O Windows oferece um recurso que desfragmenta o seu disco, chamado “defrag”. Você pode executá-lo manualmente da seguinte forma: Vá em Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Desfragmentador de Disco. Você também pode agendar o procedimento. Vale salientar que quando o processo de desfragmentação estiver ativo, o ideal é não usar o PC até que a tarefa esteja concluída.
Remova da inicialização programas desnecessários: determinados programas podem estar sendo carregados junto com o processo de inicialização. Mesmo que você não pretenda usá-los, alguns fica ali parados, apenas consumindo recursos do seu PC. Nesse caso, avalie e deixe disponível no inicializar do Windows somente programas que você irá usar com mais frequência.
Mantenha o sistema atualizado: as atualizações disponibilizadas pelos fabricantes de softwares servem para corrigir eventuais erros de programação, mas também podem conter melhorias nos programas. Por essa razão, essas atualizações são indispensáveis para que o sistema e os programas instalados nele funcionem com o máximo de estabilidade e desempenho.
LibreOffice é uma suíte de escritório gratuita baseada em software livre (Foto: Divulgação)LibreOffice é uma suíte de escritório gratuita
baseada em software livre
Formatei o HD. Como recupero os meus programas?
Boa tarde, amigo Ronaldo. Socorro... Estou desesperada. Comprei um notebook, que veio alguns programas pré-instalados. Mandei formatá-lo e o Sr. formatador apagou todos e instalou outros programas, mas está faltando o Java, o Powerpoint e outros. Estou chorando de arrependimento. Me ajude, por favor. Tem como recuperar esses programas que vieram nele? Só tenho um DVD Drives and Utilities. Fátima
Olá, Fátima! Uma dica para quando você ou alguém de sua confiança for formatar o notebook é identificar os programas que você usa e criar uma cópia de segurança. Existem aplicativos no mercado que criam uma imagem para ser restaurada após a formatação. Para que eu possa te ajudar a localizar os seus programas favoritos, preciso que você poste na coluna os nomes. Referente aos que você mencionou, o Powerpoint faz parte do pacote de aplicativos Office da Microsoft e não é gratuito. Mas existem aplicativos semelhantes, que não têm custo e que você pode instalar no seu notebook, sem estar praticando pirataria. Um exemplo é o LibreOffice. O Java pode ser baixado gratuitamente no site do fabricante. Se você tiver mais dúvidas, por favor não deixe de postá-las aqui na coluna..

Nenhum comentário:

Postar um comentário