quarta-feira, 30 de março de 2011

Google lança botão semelhante ao "Curtir" para buscas

O Google lançou nesta quarta-feira (30) o botão "+1", uma espécie de selo de aprovação concedido pelos usuários para resultados de busca, semelhante ao "Curtir" do Facebook.
Reprodução
"+1", novo botão nos resultados de busca do Google, semelhante ao "Curtir" do Facebook
"+1", novo botão nos resultados de busca do Google, semelhante ao "Curtir" do Facebook
Depois de fazer uma pesquisa, pode-se clicar no botão para recomendar resultados de que você gostar e ver links aprovados pelos seus contatos.
"Vamos supor, por exemplo, que você esteja planejando uma viagem de inverno para Tahoe, na Califórnia. Quando você fizer uma busca, pode ver um '+1' da sua tia fã de esqui próximo ao resultado de um chalé da região", escreveu Rob Spiro, gerente de produto do Google, no post de introdução do "+1" no blog oficial da empresa.
Segundo o Google, surgirão indicações mesmo que nenhum de seus contatos tenha recomendado algum resultado relacionado à sua busca. "Se nenhum dos seus amigos for barista ou viciado em café, podemos mostrar a você quantas pessoas em toda a web deram um '+1" ao café mais próximo", exemplifica Spiro.
Reprodução
Exemplo de resultado com "+1", novo botão nas buscas do Google, semelhante ao "Curtir" do Facebook
Exemplo de resultado com "+1", novo botão nas buscas do Google, semelhante ao "Curtir" do Facebook
A princípio, as recomendações de amigos partirão apenas de seus contatos no Google, mas a empresa afirma que em breve serão incorporadas informações de serviços como o Twitter, desde que o usuário os associe à sua conta no Google.
O recurso está sendo liberado aos poucos para usuários de língua inglesa no Google.com, mas é possível ativá-lo manualmente na página de funcionalidades experimentais do Google. É preciso ter um perfil público no Google para usar a ferramenta.
REAÇÕES
"Isso pode parecer um pouco decepcionante depois de todos os rumores sobre a criação de uma rede social rival, mas, na verdade, trata-se de uma grande coisa para o Google", escreveu Anthony Ha no VentureBeat. "[O '+1'] acrescenta uma camada social a dois produtos essenciais do Google --a busca e os AdWords [anúncios]."
"Você clica em coisas das quais seus amigos gostam. É um fato simples, mas tremendamente importante", afirmou David Zax no site da "Fast Company".
Pelo Twitter, Gina Trapani, do Lifehacker, subestimou o serviço: "Eu não me vejo fazendo curadoria de resultados de busca com frequência. No momento em que encontro um resultado bom, vou embora."
Veja, abaixo, um vídeo de demonstração do "+1" (em inglês):

Nenhum comentário:

Postar um comentário