quarta-feira, 30 de março de 2011

Mais performance e economia para o seu banco de dados

Você sabia que, só no ano de 2010, nós produzimos mais informações do que durante toda a história da humanidade? E até o final de 2011, mais de 1 trilhão de pessoas e objetos estarão conectados à internet? Pois é, se o seu carro é rastreado por satélite, ele está conectado à rede de alguma maneira e fica enviando informações o tempo inteiro para a central. A sua TV via satélite também está conectada à internet, assim como toda vez que você faz uma compra com seu cartão de débito ou crédito, você está gerando dados que são enviados pela rede. Tanta informação precisa ser guardada pelas empresas em bancos de dados, para que elas possam ser cruzadas e aproveitadas. "Nós podemos utilizar as informações que são coletadas desses sensores, através de uma rede de comunicação, para a tomada de uma decisão específica em decorrência da informação coletada", explica Carlos Abramo, especialista em banco de dados da IBM.

Quanto mais informações, você vai precisar de mais espaço para armazenar. E assim, o custo de manutenção e expansão de um banco de dados pode se transformar em um problema para a empresa. "Grande parte dessas informações são armazenados em banco de dados e o DB2 pode ajudar a reduzir os custos com a redução do esforço com a administração do ambiente. Algumas atividades que eram realizadas de forma manual podem ser deixadas a cargo do sistema, de forma automática. Antigamente, era necessário uma interação manual", complementa Abramo.

Existem outras características do DB2 que geram economia. Uma delas é a chamada “Pure Scale”. Imagine, por exemplo, que o seu comércio vai precisar de estrutura extra em datas comemorativas, como o Natal. Com o DB2, você adiciona mais capacidade de processamento para os dias específicos e só paga pelo uso nesses momentos de pico. O DB2 tem também uma outra vantagem, a chamada “Deep Compression”, que comprime os dados em até 83%. "Isso garante que, com o menor investimento em hardware, com a menor necessidade de espaço em disco, você possa comportar uma quantidade maior de informações", explica Abramo. 

Um outro detalhe super importante do DB2 diz respeito à segurança dos dados e a integridade no acesso a informações. Algumas delas, sigilosas, não podem ser acessadas nem pelo administrador do banco de dados - por exemplo, a folha de pagamento, ou o faturamento da empresa. Você pode definir exatamente que pessoas terão acesso a determinadas informações. Para conhecer melhor a solução DB2, clique no link que acompanha esse vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário