segunda-feira, 27 de junho de 2011

Acessar as redes sociais é o principal objetivo de quem usa a internet pelo celular no Brasil, aponta pesquisa da Acision divulgada nesta segunda-feira.

Acessar as redes sociais é o principal objetivo de quem usa a internet pelo celular no Brasil, aponta pesquisa da Acision divulgada nesta segunda-feira.
Segundo os dados, a procura por esses sites ultrapassou, pela primeira vez, o uso do email na internet móvel.
As páginas de relacionamento foram utilizadas durante 32% do tempo gasto na navegação pelo celular no primeiro trimestre, com domínio do Facebook (65%), seguido pelo Orkut (60%) e pelo Twitter (44%).
O acesso a sites da web aparece em segundo lugar, com 19% do tempo, à frente do acesso ao email, com 17%.
De acordo com Humberto Perissé, diretor da Quanti --uma das responsáveis pela realização da pesquisa--, a mudança do perfil de uso da internet pelo celular está associada ao aumento do tempo gasto com o uso pessoal.
Os dados mostram que ele passou para 76% nos últimos três meses, ante 61% no mesmo período do ano passado. Os outros 24% são gastos na navegação para uso profissional.
DADOS
No Brasil, a venda de serviços de valor adicionado (VAS) chegou a R$ 2,141 bilhões entre janeiro e março, chegando a 18% das receitas de serviços das operadoras.
O restante, 82%, ainda corresponde aos ganhos com serviços de voz.
Os serviços VAS incluem basicamente SMS e MMS (mensagens multimídia), música, vídeos, jogos, ringtones, serviços bancários e pagamentos móveis, banda larga móvel, redes e marketing/publicidade móvel.
Dentro desse segmento, o uso da internet cresceu 66% no trimestre, chegando a R$ 1,028 bilhão --48% da receita total com VAS, superando o envio de mensagens.
A tendência é oposta à da América Latina como um todo, em que 61% das receitas com esse tipo de serviços vêm de SMS e MMS (cerca de R$ 4,83 bilhões).
Por conta disso, o país responde por 45% das vendas de serviços de web móvel na região, aponta a Acision.
"O Brasil é o maior mercado nesse segmento [internet móvel], e também o que mais cresce", afirma Rafael Steinhauser, presidente da Acision para a América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário