O Senado Federal lança nesta terça-feira um aplicativo gratuito para iPhone com informações sobre os senadores e as atividades da Casa. O lançamento será às 11h no gabinete da Presidência e será feito pelo presidente do Senado, José Sarney. As informações são da Agência Senado.
O aplicativo, desenvolvido pela Secretaria Especial de Comunicação do Senado, vai reunir as notícias produzidas pela Agência Senado, bem como a agenda das atividades da Casa e perfis dos 81 senadores, por ordem alfabética, por estado ou por partido.
Outros serviços devem ser incluídos no futuro, como informações sobre tramitação de projetos, ordem do dia, áudios e vídeos, além da integração com redes sociais e acesso ao conteúdo do Jornal do Senado.
O Senado escolheu lançar o aplicativo para iPhone por ser um dos aparelhos mais populares do mercado. O aplicativo deve ser lançado também para Android, e há planos de criar um versão mais sofisticada e específica para iPad.
Blogueiros
Oito blogueiros de diferentes Estados brasileiros foram convidados para a cerimônia de lançamento. Segundo o senador José Sarney, o diálogo com os blogueiros mostra que o Senado está atento às novas tecnologias e possibilidades de comunicação.
"Demonstramos um respeito muito grande por aqueles que hoje trabalham no universo da internet e que constituem uma grande parcela do povo brasileiro. E essa reunião é uma demonstração de nosso interesse e que o Senado possa se inserir dentro desse processo", disse.
Na opinião de Alexandre Nagaki, do blog "pensar enlouquece, pense nisso", o convite para participar do lançamento do novo aplicativo do Senado reflete a importância da influência dos blogs na opinião pública.
"Além de ser um reconhecimento pelo fato de que hoje em dia você tem novos formadores de opinião que estão surgindo através da web sem depender ter uma coluna num jornal ou numa revista para formar opiniões, interessante porque mostra a abertura que o senado está tendo para que outras fontes de informação possam repercutir todas essas informações que o senado tem para passar".
Para Samanta Shiraishi, do blog "a vida como a vida quer", a participação do Senado nas redes sociais é uma forma de aproximar a instituição da sociedade brasileira.
"Aproxima, ajuda muito a dar transparência, deixar em evidência os assuntos, o que está sendo colocado aqui, mas mais do que tudo é a oportunidade de que a gente se sinta apto a conversar, que o cidadão comum nem sempre sabe como chegar, com esse tipo de iniciativa as pessoas vão começar cada vez mais a fazer as suas perguntas diretamente e serem respondida".
Nenhum comentário:
Postar um comentário