![]() |
Em um artigo na Harvard Business Review, o professor de sistemas de informação da Escola de Administração de Empresas da Universidade de Miami, Robert Plant, cita quais as seis regras que as empresas e os responsáveis pelo departamento de TI precisam adotar para evitar contratempos com fornecedores de tecnologia:
Regra 1 – Não baseie a escolha do fornecedor em relações pessoais
Caso contrário, a decisão não será tomada com base em fatos objetivos. Uma forma de evitar isso é pedir a ajuda de consultorias externas e independentes no momento da definição do provedor de produtos e serviços.
Regra 2 – Não assuma que uma empresa com conhecimentos genéricos vá implementar projetos que exijam especialização
Um fornecedor que ofereça os mais variados produtos e serviços, dificilmente, terá conhecimentos específicos para implementar um projeto sofisticado.
Regra 3 – Busque referências confiáveis
Converse com outras empresas na qual o fornecedor já fez trabalhos, com o intuito de confirmar se ele está, realmente, habilitado a executar o projeto em questão.
Regra 4 – Estabeleça todas as especificações antes do início do trabalho
Apesar de muitas empresas optarem por metodologias que permitem adaptação do projeto de acordo com o andamento do mesmo, isso costuma aumentar os custos, atrasar os prazos e criar um ambiente de eterna mudança.
Regra 5 – O pagamento precisa ser baseado não em tempo, mas na complexidade da tarefa
Isso requer uma ideia exata de todas as etapas do projeto. Sem ter um plano detalhado é impossível prever a complexidade da iniciativas e dimensionar os recursos necessários para ela.
Regra 6 – Garanta que o fornecedor seja responsável por todos os aspectos de integração
No caso de projetos relacionados a software, principalmente, é fundamental garantir que a empresa responsável pela oferta se comprometa a rodar a nova solução com os atuais sistemas, para evitar gastos futuros com integração e manutenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário